quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cobaias de Consultório

Não adiantou chorar, ameaçar ou reclamar.. A propedêutica venceu e está valendo pro 3º e 5º períodos! Foi uma experiência marcante que quem pagou vai relembrar e quem ainda não pagou vai imaginar. Hora de ler!


Não há emoção maior para um estudante de medicina do que estar diante de seu primeiro 'paciente'. Ainda lembro o que um deles disse uma vez: "Fiquem à vontade! Aprendam pra poder cuidar bem da gente daqui a alguns anos!". Fiquei pensando no que ele disse.. Aquele paciente que nos oferece o primeiro contato prático com a medicina é tão cobaia como qualquer um de nós alunos. Somos todos cobais de consultório!
A vida não é muito boa para os cobaias, mas é o sacrifício que eles fazem que ajuda muitas pessoas. Ser cobaia é ser altruísta. Uma qualidade que nem todos têm, mas que é fundamental para os futuros médicos. Ser cobaia é ser pioneiro. É aprender com os erros para ir se aperfeiçoando.
A nossa IEC/Propedêutica ainda não atingiu as expectativas. Se uma mudança na grade não é possivel, que venha uma mudança na disciplina! Um objetivo precisa ser traçado e metas devem ser cumpridas, senão turmas de cobaias serão sacrificadas.
Ainda que o ensino não seja dos melhores, a estrutura seja precária, o que não pode faltar é a vontade de aprender e da melhor maneira que pudermos. Precisamos explorar o que os professores podem nos oferecer, buscar fazer o melhor que pudermos, para que no futuro, quando reencontrarmos com aquele senhor, possamos dizer: "Fique tranquilo! Faremos o melhor por você!".

3 comentários:

Arienne Bezerra disse...

Parabéns Fernandinho! Adorei a história e a definição de "ser cobaia", também tive a mesma sensação e encontrei pacientes de muita boa vontade para me ajudar.
Aguardo a próxima historinha, bj!

Fernando Villalaz disse...

Valeu, Arienne! Assim que o período terminar já vou preparando a próxima história.. =) Bj!

Rhaíssa Bentes Leonel disse...

Fernandinho, meu bem! Eu ri muito da tua história! Menino, eu sei porque eu fui aluna de prática do Romes! Eu sei o que passamos!

Amei a história de dizer que o vídeo indescente lá era dele. E a parte da nuvem da Mayra então, eu ri muuuuuitoo! Parece até aquela cena da família Adams da Wednesday torturando o Pugsley. Aiii ai. Parabéns Fernando, ficaram ótimos os quadrinhos.

Fãs do Romes merecem ler isso!

Abraço bem gandão, meu bem.