Não há emoção maior para um estudante de medicina do que estar diante de seu primeiro 'paciente'. Ainda lembro o que um deles disse uma vez: "Fiquem à vontade! Aprendam pra poder cuidar bem da gente daqui a alguns anos!". Fiquei pensando no que ele disse.. Aquele paciente que nos oferece o primeiro contato prático com a medicina é tão cobaia como qualquer um de nós alunos. Somos todos cobais de consultório!
A vida não é muito boa para os cobaias, mas é o sacrifício que eles fazem que ajuda muitas pessoas. Ser cobaia é ser altruísta. Uma qualidade que nem todos têm, mas que é fundamental para os futuros médicos. Ser cobaia é ser pioneiro. É aprender com os erros para ir se aperfeiçoando.
A nossa IEC/Propedêutica ainda não atingiu as expectativas. Se uma mudança na grade não é possivel, que venha uma mudança na disciplina! Um objetivo precisa ser traçado e metas devem ser cumpridas, senão turmas de cobaias serão sacrificadas.
Ainda que o ensino não seja dos melhores, a estrutura seja precária, o que não pode faltar é a vontade de aprender e da melhor maneira que pudermos. Precisamos explorar o que os professores podem nos oferecer, buscar fazer o melhor que pudermos, para que no futuro, quando reencontrarmos com aquele senhor, possamos dizer: "Fique tranquilo! Faremos o melhor por você!".